sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Santificação e Internet


A internet é uma janela aberta para o mundo e que pode ser usada para o bem e para o mal. Quando se fala nesse assunto, logo vem à mente exemplos negativos: de pessoas psicóticas, e de histórias divulgadas pela mídia envolvendo situações que nunca sequer tinham passado pela nossa imaginação. Mas também lembramos de situações bem próximas de nós, como alguns colegas pastores que caíram em adultério por terem se envolvido de forma displicente com a internet e outros que ainda estão em imensas lutas íntimas para administrar esse problema que de “virtual” não tem nada. E se os pastores passam por grandes apuros para vencer as tentações e perigos que a internet representa, é certo que suas ovelhas não estão livres dessa luta, principalmente os jovens e adolescentes que são a faixa etária mais influenciada pela rede mundial de computadores.

Entretanto, é necessário que olhemos não para os jovens, ou para os que já tropeçaram e caíram por causa da internet. Não. Temos que olhar para nós mesmos, e tomar atitudes que nos ajudem a prevenir nosso testemunho e nos resguardar de sermos induzidos ao erro. Nossa prevenção não só nos guardará do erro, como também nos capacitará a ajudar aqueles que não estão conseguindo vencer essa luta interna, além de servir de exemplo para nossa juventude, mostrando que é possível ser uma pessoa “digitalmente contextualizada” sem comprometer nossa santificação.

Por isso, quero neste artigo compartilhar com você algumas atitudes bem práticas que tenho experimentado pessoalmente, além de outras que aprendo no trabalho de aconselhamento pastoral, inclusive de colegas pastores que tem tido a liberdade de abrir o coração sobre suas lutas íntimas.

1. Reconheça suas fraquezas - “Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jer. 17.9). Admita que você gosta do que há de pernicioso na internet, e que se deixar seu coração e seus instintos conduzirem sua vida inevitavelmente te levarão para longe da vontade de Deus. Essa conscientização será sua aliada nos momentos em que a luta for mais intensa.

2. Estabeleça horários e critérios para acessar a internet - “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? Que porção, pois, teria eu do Deus lá de cima e que herança do Todo-poderoso, desde as alturas?” (Jó 31.1-2). Cuidado com o tipo de espiritualidade voltada para o ascetismo, pois na instrução de Paulo esta não tem “valor algum contra a sensualidade” (Col. 2.23). Organize seus horários e tenha critérios definidos e rígidos, principalmente no que diz respeito em acabar com sua privacidade, e deixar bem expostos os caminhos que você trilha na rede.

3. Lembre-se que o anonimato e a privacidade são seus maiores inimigos - “Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (Ef 5.12). Conscientimente e deliberadamente abra mão de sua privacidade. Organize seu ambiente de trabalho - ou seu computador em casa - de modo que o monitor esteja sempre visível para qualquer pessoa que acessar sua sala ou ambiente de trabalho. Por mais que isso possa ser difícil, é uma forma de você se ajudar a prevenir.

4. Dê prioridade para suas pesquisas pessoais, evitando “passear” aleatóriamente pela internet ou faça isso apenas quando tiver alguém por perto: sua esposa, seus filhos, seus amigos, colegas de trabalho, ou outra pessoa qualquer. Lembre-se que foi um “passeio” num momento em que devia estar na guerra que levou Davi ao grave pecado com Bate-Seba (2 Sm 11.1-2).

5. Lembre-se que, independente de horário, Deus está “navegando” junto com você. Visualize isso sempre: Deus está ao seu lado, vendo tudo que você vê no seu computador. Mais que isso, ele conhece as intenções de seu coração, de tal forma que é impossível enganá-lo.

Essas cinco atitudes, apesar de simples, são formas práticas de você buscar vitória na luta contra o pecado. Podem não ser “fórmulas mirabolantes”, mas é melhor que nada; e mesmo que não consigam, sozinhas, te reconduzir a um processo de Santificação, pelo menos são passos iniciais. Já que atualmente está ficando quase impossível viver sem a internet, minha oração é que nossa geração possa achar a forma certa de usar a internet e crescer em Santificação diante de Deus. Caso você possa acrescentar mais alguma atitude prática para compartilhar conosco, use o formulário abaixo para enviar sua contribuição.

Rev. Saulo Pereira de Carvalho
Diretor do SPBC Seminário Presbiteriano Brasil Central Goiânia – Goiás



Um comentário:

Áurea Gonçalves disse...

O Pr. Saulo aborda este assunto oportuno com linguagem simples e apresenta formas de se proteger de si mesmo no que diz respeito ao uso da internet. Certamente este texto alcança todos os que verdadeiramente desejam honrar a Deus com atitudes santas e agradáveis, conforme os princípios estabelecidos por Ele.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More