Por Geversom Sousa
Tenho viajado muito de ônibus atualmente, e sempre embarco no mesmo horário, todos os sábados. Foi assim que conheci o “homem do mel” ... um senhor que sempre entra no ônibus e sai vendendo sachês de um produto que ele afirma ser mel. Acontece que na própria embalagem do tal produto está escrito que não é mel, é um xarope de glucose com aroma de mel. Muitas pessoas compram enganadas o tal produto. Um dia desses fiquei até observando o homem do mel dando conselhos medicinais a alguns passageiros. Mas o que me espantou de fato é que um rapaz que se sentou ao meu lado comprou o produto, mesmo eu tendo avisado a ele que aquilo não era mel de verdade.
Fiquei refletindo como as pessoas são ingênuas e podem ser facilmente enganadas por palavras açucaradas de maneira que acabam comprando “gato por lebre”.
Na vida religiosa a coisa funciona do mesmo jeito. Bandidos espirituais abordam as pessoas vendendo doces promessas de prosperidade, de curas miraculosas, e pessoas incautas que não observam a embalagem compram esse mel espiritual falsificado. Derramam suas vidas, seu suor, seu dinheiro em troca de ilusões muito bem anunciadas pelos mercadores da fé.
Isso não é coisa nova! Desde que o homem e a mulher deixaram-se iludir no Éden preferindo ouvir a voz da serpente e não a voz de Deus, isso acontece. O profeta Oséias, que viveu no século oitavo antes de Cristo, já advertia: “meu povo se perde por falta de conhecimento” (Oséias 4.6).
Diante de tudo isso, o que fazer? A resposta é muito simples: submeter esse evangelho fraudulento ao mais rigoroso controle de qualidade que existe: a Palavra de Deus. Ler, conhecer e guardar as sagradas escrituras em nossa mente e coração.
Feito isto, se aparecer um desses vendedores de “mel espiritual” com seus versículos bíblicos fora de contexto, dando um “aroma celestial” às suas heresias estaremos preparados para identificar e rejeitar suas doutrinas “made in satanás” e igualmente alertar a todas as pessoas que de nós se aproximam do perigo de consumir essa religião falsificada, como também mostrar a elas o único e verdadeiro caminho que conduz ao Pai: Jesus Cristo.
Tome cuidado! Leia a embalagem! Nem tudo que é doce .... é mel.
--
Geversom Sousa é seminarista no Seminário Presbiteriano Brasil Central
--
Geversom Sousa é seminarista no Seminário Presbiteriano Brasil Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário