quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
Paz aos homens
PAZ AOS HOMENS
Glória a Deus nas maiores alturas,
e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
Lucas 2.14
Um filme que vi na adolescência me trouxe uma cena, que nunca esqueci, no final de uma intensa jornada em busca de um tesouro, sob muita luta os sobreviventes com sacolas abarrotadas de ouro dos nativos, se lançaram ao mar. Tinham a chance de escapar a nado da ilha, que começava a explodir, era a chance de ficarem ricos e respeitados. Porém um dilema estava se desenhando á medida que nadavam rumo ao lugar seguro, se não se desvencilhassem de suas sacolas cheias de tesouro seriam puxados para o fundo do mar. Era a hora de escolher se salvariam suas vidas ou se correriam o risco de se afogarem pela chance de nunca mais serem tratados como pessoas comuns.
O Evangelho de Lucas nos conta que um anjo estava acabando de anunciar o nascimento de Jesus a uns pastores e subitamente surgiu um coro de anjos no céu e a música que eles cantavam nos impressiona. Que tipo de melodia, estilo e ritmo, não podemos saber por enquanto, mas a letra Lucas teve o cuidado de registrar para nosso conhecimento. Ele poderia ter registrado somente o evento, temos certeza que o conteúdo expresso nessa letra tão curta, como os corinhos que ensinamos às nossas crianças, é muito importante e por isso foi preservado.
Fala sobre a glória de Deus que é anunciada e declarada como se realizando o que estabelece o Salmo 148.
Outro fato que impressiona é que um coro de anjos que glorifica a Deus acrescente uma segunda linha melódica e poética mencionando homens. Por que somos mencionados em um cântico que glorifica a Deus? É porque Jesus tinha uma missão. O profeta Isaías anunciou Jesus mais de 700 anos antes do Senhor nascer, ele afirmou que o governo está sobre os ombros desse bebê, o Príncipe da Paz (Sar Shalom, Isaías 9.6). Também anunciou que não só o governo, mas um castigo terrível foi colocado sobre ele, o castigo que nos traz a paz.
Não conseguimos trazer paz ao mundo nem para nós mesmos sozinhos, assim Deus enviou alguém capaz de fazê-lo. Se formos orgulhosos demais para dependermos de um salvador, quisermos seguir com a glória de não precisarmos de sua ajuda, sucumbiremos. Se dermos glória a Deus ele faz as pazes conosco (Rm 5.1).
A paz é dada aos homens que querem a glória para Deus.
Não precisamos da admiração e aplausos, precisamos de Jesus. Não precisamos de glória, ela não é nossa como ouro roubado que nos levará a um fim trágico. Jesus é a glória de Deus e a alegria dos homens.
Rev Jocíder Corrêa Batista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário